Me motivei a escrever um pouco sobre empreendedorismo pois tenho visto muitas pessoas que no fundo têm vontade de inovar, empreender, mudar, mas geralmente sentem medo de dar uma virada brusca em suas vidas, sair da zona de conforto e arriscar. Pois eu vou relatar um pouco sobre o que eu aprendi com isso tudo durante o último ano, em que eu me envolvi bastante com este tópico.

Em primeiro lugar, vejo o perfil de empreendedor como sendo, antes de tudo, um mindset. Você não precisa desistir do seu emprego, abrir uma empresa, arriscar tudo o que tem tentando um negócio feito louco só pra ver como é empreender. Vejo este perfil em algumas pessoas que não necessariamente arriscaram tudo, assim como eu fiz, mas mesmo assim possuem este mindset. Eu me refiro a pensar “fora da caixa”, inovar, arriscar, tentar coisas diferentes. Essa semana um aluno de Ciência da Computação da UFRGS criou um site chamado poabus.com.br para mapear as linhas de ônibus de Porto Alegre, já que o sistema que a EPTC oferece é praticamente inusável. Eu certamente diria que este cidadão chamado Bruno Jurkovski tem um perfil empreendedor, pois teve atitude para pensar diferente e experimentar uma nova solução para um problema existente. Eu diria que este tipo de perfil já caracteriza um empreendedor. Ou seja, você não precisa largar seu emprego de full-time para ser um empreendedor. Você pode começar hoje mesmo pensando em como você pode fazer alguma coisa para mudar o mundo à sua volta, utilizar as suas skills para contribuir para um mundo melhor. Um bom começo é contribuir para um projeto open source, por exemplo. Caso você não seja da área de TI, procure outras formas de inovar, solucionar problemas e deixe sua contribuição para a humanidade fazendo algo diferente, que tenha impacto sobre o mundo ao seu redor.

Alguns podem se perguntar “por que”? Por que isso é legal? O que eu ganho com isso? Eu posso afirmar que você ganha muito, tanto como pessoa, quanto como profissional. No meu caso, como um dos fundadores da Quavio, aprendi tanto em um ano como se tivesse se passado 5 anos. Você aprende aquilo que nenhum colégio te ensina: como se virar sozinho, como contratar um funcionário, como cuidar das finanças da empresa, como atender bem o cliente, como vender o seu produto, como se posicionar no mercado, entre muitas outras coisas que você acaba nem notando! No final das contas, o resultado disso tudo é que você acaba se tornando uma pessoa melhor. E isto é extraordinário! Fundar uma empresa pra mim foi uma tempestade de novas experiências a cada dia. Não vou dizer que tudo são mil maravilhas, pois não são. Você acaba tendo que engolir muito sapo, aceitar críticas, aceitar perder, errar, cair e tentar novamente. Errar faz parte do processo diário. É apenas errando que realmente aprendemos como não fazer :)

Certa vez eu li em algum lugar que, geralmente, aquilo que te faz sentir um nervoso, um frio na barriga e apreensão é aquilo que te trará um aprendizado que não irá esquecer. E isto acontece todo dia na vida de um empreendedor :)

Hoje não faço mais parte da Quavio por motivos principalmente financeiros meus, entretanto, mantenho meu mindset empreendedor, sempre tentando encontrar maneiras de resolver problemas de um jeito diferente. É por isso que este tipo de pessoa costuma sempre ter uma idéia brilhante para compartilhar e receber feedback de um amigo. Até porque, se você acha que a sua idéia é brilhante e valiosa demais para ser aberta para os outros, provavelmente você está errado :) Se você tem medo que alguém roube sua idéia revolucionária, não se preocupe com isso. Uma idéia não vale nada. Muito mais vale uma idéia bem executada. Se alguém roubar a sua idéia e colocá-la em prática, isto significa que provavelmente aquela era a pessoa certa para executá-la, e não você :)

Atualmente tenho me dedicado a um projeto pessoal com alguns amigos, chamado Noite Hoje. Nossa idéia é mudar a maneira como as pessoas procuram uma festa ou um show para ir, acessando de uma maneira simples e rápida de qualquer lugar, tanto o seu computador, quando seu smartphone.

Para quem quiser ler mais, o site Software by Rob é focado no assunto e tem ótimas boas leituras. Enfim, espero ter plantado a semente em alguém que esteja se sentindo desconfortável com a sua atual situação de vida e quer dar um real sentido para ela. Este é o seu momento hehehe.

Até a próxima :D